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 Assunto do Tópico: Como montar seu carro turbo
MensagemEnviado: 15 Mar 2010, 22:38 
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Data de registro: 19 Fev 2008, 12:09
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Pessoal, como o topico do Pep do filtro ja ficou bem poluido, vou dar umas dicas que aprendi neste tempo de carro turbo que tenho, qualquer outra informação é bem vindo e vou acrescentando ao topico.

Suspensões (retrabalho no curso e pressão do sistema);
- Freios (o carro vai passar a atingir velocidades maiores, e as freadas passam a ser mais exigentes, é importante rever o sistema de freios);
- Pneus (você sabia que todos pneus têm um limite de velocidade e ela está indicada visivelmente na faixa do pneu? O seu agüenta chegar a 200km por hora sem explodir?);
- Embreagem (não pense que a original pode quebrar um galho, ela quebra antes disso);
- Segurança reforçada (barra anti-torção, reforços no chassi e até chassi tubular, ótimos para não quebrar o carro no meio);
- Acessórios (manômetros, marcadores, RPM e tudo isso não servem como enfeite, alguns são feios, mas são úteis pra [%$#@&]);
- Volante (será que os volantes de competição são apenas “bonitinhos”? ou garantem manobras em situações que exigem respostas rápidas?);
- Bancos e cintos de segurança (alguns são duros mas ajudam seu corpo a não deslizar pelo carro em alguma curva ou ultrapassagem);
- Utilitários para vida útil do motor (intercooler, filtros e algumas dicas básicas para não danificar o motor e a turbina);
- Condutibilidade (essa palavra parece estranha? Então esqueça, você não merece um carro turbo. Seu modo de conduzir o carro que vai garantir sua segurança e a de outros bem como a vida útil de seu motor);
- Paciência (não tenha pressa em montar o carro);
- E por fim, cabeça no lugar, quem monta um carro forte pensando em aparecer consegue isso (inclusive costuma sair em boletins de ocorrência, jornais, lista de óbitos etc).



1. Motor.

  • Todo motor aceita turbo, seja ele 1.0 ha 4.2 etc. A diferença sera os kits que você deve usar em cada caso, e qual a pressão que você busca.
  • Para quem quer dar apenas uma pequena envenenada no carro, apenas aumentar a potencia é indicado usar pressão de 0.6, na qual não ha necessidade de mecher no motor( forjado).
  • Para quem busca acima de 1.0 ha 1.2 pressão, precisa trocar cabos de velas, velas, mudar filtros, mudar combustivel(carros no flex) passar para alcool.
  • Para quem busca pressão acima de 1.2 pressão, precisa mecher no motor, neste caso deve se fazer pequenas modificações, neste caso fica ha criterio do quanto você quer gastar e de quanto seu motor aguenta( trocar bielas, pistões, rebaixar cabeçote etc, como falei, fica criterio do dono). Motores AP 1.6 e 1.8, aguentam pressão de 1.5 sem precisar mecher.
  • Pressão acima de 2.0, precisa usar motores ja preparados para tal turbina, nste caso, pode se comprar o motor ja com a turbina, as lojas pegam o seu original e você o motor com a turbina, tem as vantagens e desvantagens neste caso. Vantagem é que você faz esta troca no mesmo dia, ja sai com o carro pronto.
  • Desvantagem, não pode ser retirado a turbina, quer voltar ao motor original, vai ter que comprar outro.
  • Booster, um mecanismo usado para mudar a pressão da trubina, você regula ha pressão conforme sua necessidade, deixa ela para 0.6 e com booster ligado joga para 1.2, neste caso ha um grande cuidado, pois se estiver numa rotação errada do motor, a quebra do mesmo é inevitavel. Outra coisa, não espero um arranque brusco usando o booster como o do nitro, ele vai te dar a resposta assim que encher a pressão marcada na turbina. Outra coisa é odesgaste trazido para o motor por seu uso é o da maior carga exigida pela maior potência produzida.
1. Freios

  • Se não for mecher nos freios, nem pense em colocar turbo no carro, pois o carro vem de fabrica com freios preparados para tal potencia, mudou esta potencia, deve-se mudar todo o jogo de freio, pense bem, um carro que não tem final acima de 150km e com turbo chega ha 220km, como parar isso.
  • Buscar saber detalhes dos seus freios originais, e buscar em lojas especificas o melhor freio para seu carro, lembrando que preço neste caso faz diferença sim, afinal é de segurança que estamos falando.
  • Buscar pastilhas esportivas, modelos de ceramica, na qual tem uma aderencia muito maior na freagem.
  • Discos perfurados(ventilados), para uma maior refrigeração, de preferencia discos importados, pois são proprios para carros de competições.
  • Lembre-se freio novo, requer oleo novo, use oleos que o fabricante indique, pois não é qualquer oleo recomendado, pois o aquecimento de um freio de carro turbo é maior do que original.
  • Discos traseiros é fundamental, e segue mesmo principio do dianteiro, o que vai la vem aqui tambem, pois o carro precisa de mais precisão para frear, afinal a potencia subiu.
  • Uma coisa super importante quando se diz na freagem é, você com carro original segira o carro na marcha(reduzida) Carro turbo NUNCA se reduz marcha, NUNCA, pois a pressão que vai surgir, vai fazer seu motor partir no meio, lembre-se, ele precisa de pressão para dar potencia, e quando se reduz na marcha, a pressão gerada no motor, vai fazer faltar espeço para sair, e quando isso acontece, não ha parafuso que aguente. Por isso, nunca reduza carro na marcha.

1. Suspensão.

  • A suspensão original foi projetada e desenvolvida para oferecer conforto, segurança e estabilidade para determinado tipo de veículo com sua configuração original, peso, pneu e capacidade de carga. Logo um carro que pesa 1,2 toneladas com motor 1.8 e potência de 100cv teve sua suspensão projetada para essas medidas.
  • Agora imagine que você instalou um kit turbo básico neste mesmo carro, e que dos normais 100cv o motor renderá 160cv. Pronto, 160cv não é nada assustador, mas em um carro de 100cv é um ganho de 60% a mais de potência! E o kiko? Simples!
    __Vamos exemplificar: imagine-se no seu joguinho de futebol de final de semana com os amigos, bom né? Agora imagine que no próximo domingo você estará com suas perninhas 60% mais fortes, apenas os músculos mais fortes. Não acha que seus tornozelos de frango e joelhos de pato também precisariam estar mais fortes para suportar a carga das novas panturrilhas de elefante? Pois é, se você não fortalecer suas juntas e ligamentos você não irá render a força descomunal que tem nas pernas e ainda corre o risco de sofrer uma séria lesão. Ta Dr., mas e o carro turbo?
    __O mesmo principio se aplica ao carro, se ele tiver uma potência de motor 60% maior que a potência original e não estiver bem calçado ele não irá fazer uso desta potência pois haverá um grande desperdício, ele pode quebrar facilmente a suspensão original e o pior de tudo ele não estará seguro.
    Então quer dizer que eu só preciso rebaixar o carro? NÃO!
    __Você precisa adequar toda o seu conjunto de suspensão a nova realidade do carro, e isso inclui retrabalhar amortecedores em sua pressão e curso, inclui escolher molas adequadas e buchas também. Talvez você não tenha grana para colocar todas as buchas em material especial e molas altamente preparadas, mas elas precisam ser novas jamais use molas ou buchas gastas e danificadas, os amortecedores obrigatoriamente precisam passar por um novo acerto de pressão e curso. Para isso procure empresas sérias que estão no mercado há tempo ou que tenham profissionais experientes, vá a provas de arrancada e escolha entre os patrocinadores dos melhores carros.
  • Rebaixar carros está muito ligado a alta performance, pois quando bem feito o rebaixamento de suspensões garante maior estabilidade em uma tocada esportiva. Mas FIQUE ESPERTO fuja dos caras que anunciam que encolhem mola com calor, com grampos, com amarrações ou mandingas/urucubacas.
    __Isto é sério, carros rebaixados que apenas cortam as molas são perigosos para andar e ainda por cima ficam tudo arrebentados, pois todo o impacto que deveria ser recebido na suspensão do carro é passado para o chassis e isto vai causar trincas, rachaduras além de rangidos. Isso sem contar que uma encrenca rebaixada sem critérios nunca vai estar alinhada (adeus pneus...).
    __Converse com preparadores de carros, conheça as leis sobre modificação de suspensões, avalie o uso que você irá fazer do carro, lembre da cidade de São Paulo que tem vias maravilhosas para estourar amortecedores e fuja das fórmulas mágicas.
    __Carro rebaixado é muito bonito e anda melhor, isso ninguém nega, mas essa regra se aplica somente em carros que tem suspensões preparadas. O resto? O resto só serve para queimar o filme de quem realmente quer um carro bom e não está tão preocupado em aparecer nas portas de baladinhas na Vila Olímpia com carros socados.
    __Para carros preparados você pode optar por suspensões fixas com trabalho nos telescópios, amortecedores e molas, e também existe a opção da suspensão de rosca, onde você pode definir a altura do veículo sempre que desejar (manualmente), mas nesta opção fique sempre atento se não houve alteração no alinhamento e cambagem.
    __Você também pode instalar a suspensão a ar e seguir os mesmos cuidados recomendados da rosca. E já tem no Brasil algo muito louco que é a suspensão hidráulica, mas esta opção já não está ligada a preparação é outro esquema...
    __Só para lembrar: Já vi muitos carros fortes serem espancados por carros mais fracos em motor, onde algumas vezes a suspensão fez a diferença.


1. Oleo

  • Carro turbo, usa uma queima muito maior do oleo, no caso deve ser feito a troca em media com 1000 a 3000 mkm.
  • Carros com pressão até 0.6, pode usar a troca de 3000mkm.
  • Carros acima de 0.6, deve ser feito a troca a cada 1000mkm, pois a queima é muito maior, e a lubrificação ja acabou.
  • Busque o melhor oleo com o modelo que você instalou no seu carro, neste caso o seu preparador sabera te dizer.
  • Filtros de oleo, gasolina, Ar, deve ser feito junto com o oleo, nunca tente economizar nestes requisitos, afinal é do seu motor e da sua segurança que estamos falando, por isso todas as peças devem trabalhar na mesma sintonia. Oleo novo, filtros novos.
  • Aditivos para agua deve ser colocado constantemente, pois é ela a responsavel pela (saude) do seu motor, ele precisa ser refrigerado, e para isso precisa de agua limpa. Hoje varias lojas vendem aditivos proprios para motores turbos, veja com seu preparador, qual o melhor a ser usado no seu carro.


      1. Turbo Timer sensor.

      • Este equipamento é o maior avanço para quem usa turbo-Compressor, pois evita o desgaste prematuro da turbina, causado pela interrupção do fluxo do oleo quando o motor se encontra em rotação elevada.
      • Ele manter ligado a turbina por cerca de 40s, depois que é desligado a ignição, neste caso, ele faz a baixa da pressão, evitando assim uma possivel quebra.


      1. Acessorios

      • O que usar de acessorios no carro turbo. Ai fica a seu criterio do que você esta usando de potencia.
      • O mais usado hoje é um conjunto de manômetros com 3 relogios nos quais são. Temperatura oleo(pressão oleo), misturador gasolina, pressão do turbo.
      • Nos carros acima de 1.0, é muito usado o Hallmeter, na qual mostra pressão ar/combustivel.
      • Contagiros vai de cada um, alguns usam os originais do carro para pressão 0.6, quando usa pressão acima de 1.0, coloca um a parte, pois precisa de um maior giro, no caso é mais usado os de 10.000rpm, com shift-light. Varios modelos vem com computador nos CG, você pode programar 3 niveis de pressão para acender o SL.
      • Todos estes acessorios podem ser usados de diversas maneiras nos carros, ai vai do gosto de cada um, os relogios podem ser colocados nas colunas, ou no centro do painel. Abaixo vou colcar alguns modelos que retirei do ML. Fica ai umas dicas.


      1. Embreagem.

      • Carro turbo pede nova embreagem, então abra a carteira, aumente o limite do cartão.
      • Nada de usar embreagem original ela não aguenta e vai te deixar na mão, use sempre embragem de ceramica, pois ela ja é para esta finalidade. Hoje tem diversos modelos, diversos preços, ai vai do seu bolso e da sua necessidade. Carro potente pede embreagem potente.


      1. Custos

      • Para um carro que vai manter 0.6, tera o custo do kit turbo, e da manutenção que tera que ser feita mais regurlamente, no caso limpeza e ajuste da turbina.
      • Para carros com pressão acima de 1.0, precisa de uma manutenção mais especial, pois a turbina deixa o motor com lenta mais baixa, precisa de regulagem da injeção e carburador com mais atenção, no caso carburador a quantidade de sujeira é muito grande, e precisa sempre de uma limpada em todos os comandos.
      • Consumo de combustivel varia muito da pressão do kit, e do pé do motorista, no caso elevasse um consumo de 30 a 100%. Como disse, vai do kit e do pé. Pisou, bebeu mais.
      • Tem que estar seguro que se não souber andar, a chance de quebrar é alta e claro, o custo vai subir nas nuvens.
      • O desgaste das peças para pressão acima de 1.0 é muito mais alta, e quando precisar trocar, nunca use peças paralelas(baixo custo) pois elas vão quebrar com mais facilidade, use sempre peças originais, ou esportivas, que ja foram feitas para isso.
      • Trabalha na Pirelli ? não. Então não tem necessidade de ficar (fritando) pneu, alem de ser uma burrice, a chance de quebrar seu carro é muito grande, pois se não souber manter a pressão exata, ela vai fazer seu motor abrir em dois.
      • Nenhuma seguradora esta fazendo seguro em carro turbo, cuidado nesta hora. Pense bem se vai valer a pena. Se ja tiver seguro e colcoar turbo, caso haja um incidente, suas chances de ter outro carro é zero.

          1. Legalizar.

          • A grande duvida hoje é, pode legalizar carro turbo ?
          • Pode.
          • Para fazer isso, na oficina credenciada pelo Detran, faça todos os testes especificos, pegue a carta de autorização e va até o Detran mas proximo. De entrada no processo e na vistoria. Atenção, cuidado com o misturador de combustivel, ele não pode estar desrregulado, pois se marcar excesso de gases poluentes, esqueça.
          • Não tenho os valores exatos aqui, mas vai gastar em media uns R$200.00 reais com testes e novos documentos.
          • Atenção, isso tambem vale para suspensão, tem que ser molas e amortecedores esportivos(molas cortadas, torres, susp.ar) não passa na vistoria.


Pessoal, espero que possa ter ajudado alguns em algumas duvidas, sei que existe mais mil coisas para ser colocado ai, mas é para apenas terem uma ideia do que precisa para ter um carro turbo.
Outra coisa é, leve seu carro em uma oficina especializada, nunca use as e fundo de quintal, leve para alguem que realmente saiba o que esta fazendo, afinal´é do seu carro que estamos falando, e ja que vai mecher nele, deixe para quem entende do assunto.
Nunca deixe de cuidar da sua segurança e dos outros, carros mechidos são mais favoraveis ha riscos, pense nisso, diriga com atenção e cautela.

Carros com potencia acima de 1.5, não é para quelquer motorista, exige-se e muito de quem esta atras do volante, hoje nos autodromos das cidades, tem instrutores que ensinam como pilotar estas maquinas, isso é serio pessoal, não saia da oficina como um louca, você pode não passar a primeira curva. Busque se informar sobre isso, faça este pequeno curso, você não vai se arrepender.

Não pratique racha, faça isso em lugar especifico e com segurança(autodromo) e não nas ruas, lembre-se, existem vidas inocentes ali e que não tem nada a ver com seu EGO de piloto de F1.


Abaixo um pequeno desenho de um carro turbo com potencia de 89cv, enchendo uma pressão de 1.5.

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Seu Madruga escreveu:
"Não existe trabalho ruim... o ruim eh ter que trabalhar"


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 Assunto do Tópico: Re: Como montar seu carro turbo
MensagemEnviado: 15 Mar 2010, 23:12 
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Data de registro: 06 Mar 2005, 03:09
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Show de bola !!! bacana td isso !!

Mas na real que que td mundofaz

Custo com motor 15 mil

Custo com freios zeeeroo

Custo com suspensao 50 reais( mão de obra pra cortar as molas)

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 Assunto do Tópico: Re: Como montar seu carro turbo
MensagemEnviado: 16 Mar 2010, 08:53 
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Data de registro: 19 Fev 2008, 12:09
Mensagens: 3356
Localização: Zona Oeste - São Paulo
isso é a absoluta verdade venécius,, é o custume brasileiro, antes de turbina meu voyage foi feita a revisão de toda parte eletrica, logo em seguinda dos freios (originais, porém tudo novo), parti para os pneus (novos), depois fui para barras ant-torções de chassis, e agora sim o turbo, mais antes de montar por ser um carro antigo, vou trocar o jogo de cintos!

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Seu Madruga escreveu:
"Não existe trabalho ruim... o ruim eh ter que trabalhar"


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 Assunto do Tópico: Re: Como montar seu carro turbo
MensagemEnviado: 16 Mar 2010, 09:17 
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OCT - Organização Comunidade Tuning
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Data de registro: 23 Out 2003, 15:56
Mensagens: 17360
Localização: Casa Verde / São Paulo SP.
Belo tópico brow .....

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.EU SOU CT, E VOCÊ???
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 Assunto do Tópico: Re: Como montar seu carro turbo
MensagemEnviado: 27 Jul 2010, 22:39 
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Data de registro: 27 Jul 2010, 21:47
Mensagens: 6
Localização: Macapá
show de bola... ganhei o primeiro carro a dois meses (um palio 1.5 mpi) e a primeira coisa q eu pensei foi "vo botar um turbo" sem me preocupar com suspensao freio muito menos cinto de segurança... mas esse artigo mudou totalmente meus conceitos parabens pelo artigo


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